sábado, 11 de junho de 2011

INCLUSÃO DIGITAL E LITERATURA

Estamos atravessando uma nova era na história mundial, a era digital. Um tempo de tecnologias, inovações, informações em alta velocidade, onde todos devemos estar inseridos, para que disfrutemos de fato destas inovações.
Pensando nisso e como proposta do curso do Proinfo, iniciou-se na escola que trabalho ( Escola Estadual Professora Erenice Gomes de Lima), um projeto de inclusão digital na disciplina de literatura infantil com as turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental.
Este tema também irá promover o gosto pela leitura dentro da escola, pois sabemos que a leitura é um dos problemas corriqueiros nas séries iniciais. Durante um período inicial de 2 meses, com carga horária total de 20 horas, as aulas semanais desta disciplina serão ministradas na sala de informática da escola, sendo esta, organizada de forma peculiar, para que o processo de aprendizagem seja prazeroso e eficiente.
Os objetivos deste projeto são:
. Promover um ambiente interativo e agradável para a realização do projeto;
. Estimular a leitura e a interpretação dos textos propostos;
. Promover a interdisciplinaridade;
. Estimular a produção de textos próprios;
. Desenvolver a criatividade;
. Promover o debate sobre o preconceito;
. Demonstrar as tecnologias e o seu uso.

Os recursos didáticos utilizados serão:
. Computador(es) configurados com o programa Linux Educacional;
. Datashow;
. Livros de literatura infantil relacionados;
. Programa Tv Escola que está instalado no programa Linux relacionado com literatura;
. Folhas sem pauta;
. Lápis de cor;
. Lápis grafite.
O projeto se dará em uma sala ambientada e também em sala e pátio da escola quando necessário. Em todos estes ambientes, o professor terá o cuidado de organizar o espaço de modo a facilitar a aprendizagem e torná-lo dinâmico.
A aula em si tem sua carga horária definida em 1 hora, mas se estenderá em outras aulas formando a interdisciplinaridade e será toda ela realizada na sala de informática, onde será apresentada toda proposta do projeto e da disciplina e os vídeos da Tv Escola de literatura.
Cronograma a ser realizado:
. 16/06/2011- aula inaugural;
. 30/06/2011- contato dos alunos com os computadores e primeiros passos básicos para a utilização do mesmo;
. 07/07/2011- visualização e explicação em datashow do 1º vídeo: Cobra Norato;
. 14/07/2011- visualização, explicação e interpretação através de desenhos do 2º vídeo visto no computador: Diversidade Cultural;
. 21/07/2011- visualização, explicação e socialização do 3º vídeo: A história da escravidão;
. 28/07/2011- visualização, explicação, interpretação do 4º vídeo:Costumes africanos;
. 04/08/2011- aula prática demonstrando aos alunos como abrir os vídeos do projeto;
. 11/08/2011- Culminância e avaliação do projeto na sala de informática e no pátio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário